Os fãs de futebol que chegarem a Buenos Aires ficarão sem palavras diante da magnificência do estádio La Bombonera.
Inaugurado em 1940, o estádio foi construído no mesmo local onde, até 1938, havia uma construção com arquibancadas de madeira que já abrigava a equipe do Boca Juniors e tem capacidade para 49.000 lugares.
No entanto, La Bombonera é conhecida em todo o mundo com o apelido com o qual o designer Viktor Sulcic o chamava, que carregava consigo uma caixa de chocolates recebidos como presente que lembrava o projeto em que estava trabalhando.
Mas La Bombonera também abriga um museu, com um hall da fama, um mural dedicado a Diego Armando Maradona e a guitarra tocada por Lenny Kravitz em seu show em 2005 e construída especificamente com as cores do Boca Juniors.
O endereço do estádio é esse: Brandsen 805, La Boca – Buenos Aires.
La Bombonera e Boca Junior
La bombonera é o estádio Boca Junior e, como não é difícil imaginar, está localizado no bairro de La Boca, no centro de Buenos Aires.
A equipe do Boca foi fundada por imigrantes genoveses, e é por isso que os torcedores do Boca são chamados de “genoveses” ou até bosteros.
Eles têm muito orgulho dessa genovidade, a ponto de o site da Boca ser traduzido para três idiomas: inglês, italiano e genovês.
O estádio foi originalmente feito de madeira. Em 1934, o arquiteto esloveno Viktor Sulcic venceu o concurso para reconstruí-lo de forma mais sólida e que atendia aos requisitos para sediar jogos da La Liga (o equivalente à Série A).
Agora, o estádio recebe apenas os torcedores locais, cerca de 50 mil espectadores, e é tudo reservado aos membros.
O Boca Jr. é uma associação esportiva que possui times de futebol masculino, feminino, vôlei e basquete.
Os membros contribuem anualmente com uma taxa e têm acesso à compra de passes de assentos. Obviamente, existem mais membros do que assentos, portanto, aqueles que conseguem um assento no La Bombonera o passam de pai para filho e há uma lista de espera.
Membros ativos são membros que têm acesso aos jogos, membros participantes são membros que não têm acesso aos jogos e estão na lista de espera.
Atualmente, Boca possui cerca de 75 mil membros, dos quais 50 mil estão ativos. Para dar acesso ao estádio, os membros ativos com um atraso de mais de 6 meses no pagamento da taxa são removidos. Todos os anos, existem cerca de 2000 membros que se tornam membros ativos.
Qualquer pessoa que queira ir a um jogo do Boca durante um jogo da liga deve, portanto, encontrar um assinante membro que “venda” o acesso a ele.
Os ingressos também são muito caros porque são impossíveis de encontrar diretamente. Existem intermediários que vendem esses acessos a turistas, mas não tenho recomendações para você, a não ser tomar cuidado para não tomar um.
Ir ao estádio
Se você é um fã de futebol, eu realmente recomendo que você tente assistir a um jogo do Boca, porque é um estádio único no mundo, independentemente do time que você torce.
O estádio, graças à sua forma particular, abraça o campo de futebol e os torcedores e a coreografia animada fazem você se sentir no centro de um grande show.
Observe que, para acessar o estádio, as malas e as mochilas serão despachadas: você não pode entrar com objetos pontiagudos (como uma caneta esferográfica) ou com garrafas ou latas.
Dentro do estádio, há um bar aberto a todos e os vendedores ambulantes habituais que percorrem as arquibancadas (os preços são justos).
Durante as partidas, as ruas ao redor do estádio estão fechadas e repletas de vendedores ambulantes de salsichas, sanduíches de bife, merchandising de tarô, bebidas, etc.
Os habitantes do bairro tornam-se empreendedores e abrem as janelas da casa, onde exibem itens à venda. Existem aqueles que simplesmente colocam mais carne do que o necessário para o asado de domingo na churrasqueira no quintal e depois vendem na janela de casa, e aqueles que trazem a churrasqueira diretamente para a rua.
Existem várias entradas para o estádio, dependendo de onde está o seu lugar. Uma vez no seu lugar, você se sentirá no meio de um cenário. Acredito que o jogo de futebol seja menos da metade do show: os fãs roubam o show!
Para aquecer o ânimo, os torcedores com o zangão pontuam o ritmo dos coros do estádio, jogando listras com as cores azul-amarelo, balões e confetes. Quem está sentado na arquibancada bate as mãos nos outdoors de metal. As pessoas cantam e pulam em uníssono e o estádio não treme, como um pulsar de um coração.
Museu da Paixão Boquense
O museu está acomodado dentro do La Bombonera, são mais de 100 anos de tradição e história do Boca Jr.
Faça uma visita e conheça os jogadores que passaram pelo time assim como toda a emoção que envolve com o estádio.
O museu possui uma infinidade de fotos, vídeos e os troféus conquistados, fatos importantes são relembrados e trazidos a memória.
Visita guiada pela La Bombonera
O estádio é aberto para visitação das 10:00hs às 18:00hs, com a orientação de um guia o visitante pode percorrer as arquibancadas e os vestuários, além de serem informados sobre as histórias que marcaram a equipe do Boca Jr.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Estádio da La Bombonera é hora de agendar um passeio com quem realmente entende.
Entre em contato com a Funny Times & Tours o que você está esperando? Consulte-nos agora mesmo, e faça a melhor viagem para Buenos Aires!
Se você quer saber um pouco mais sobre o La Bombonera assim como outros lugares Buenos Aires com dicas sobre tudo, se inscreva em nosso CANAL DO YOUTUBE e não deixe de nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires, e estar sempre atento as novidades e promoções exclusivas para seguidores.