Tudo o que você deve saber sobre Ushuaia

SERVICE OVERVIEW

USHUAIA

Distante 3 mil quilômetros da capital Buenos Aires, Ushuaia faz parte da patagônia argentina e tem muitas paisagens naturais que se destacam especialmente quando pintadas de branco, ou seja, cobertas de neve. Quer conhecer detalhes sobre esse destino e quais as melhores programações e roteiros de passeio? Confira!

Um pouco sobre Ushuaia     

Apesar de ser conhecida há mais de 10 mil anos pelo homem nômade, foi apenas em 1869 que o primeiro assentamento, que viria a ser a cidade de Ushuaia, acabou se formando. Fundada em 1884, próxima ao Canal Beagle, a cidade tem uma beleza indescritível, em muito ligada à presença da Cordilheira dos Andes.

O Museu del Fin del Mundo, que já foi um presídio controlado pela Marinha Argentina, conta um pouco sobre a história local, especialmente por estar no fim do mundo!

Ushuaia Clima

Majoritariamente fria por estar próxima da Antártida, o inverno é entre os meses de junho e setembro, época perfeita para muitas das atividades e passeios disponíveis na região.

Curiosidades sobre Ushuaia

Você sabia que Ushuaia é conhecida como a “cidade do fim do mundo”? Isso se deve ao fato de que, antes de chegar até a Antártida, Ushuaia é a última cidade no continente cheia de montanhas e muitas trilhas.

Ushuaia: O que fazer neste destino?

Se você não sabe muito sobre Ushuaia e tem dúvidas sobre o que fazer no destino, esteja certo de que opções por lá não faltam. Especialmente para os amantes da natureza, são muitas opções interessantes para conhecer e explorar.

Ushuaia: Opções de pacote

Será que existem bons pacotes e opções sobre o que fazer em Ushuaia? Confira a seguir a lista:

  1. Aventura blanca

Opção para os amantes da neve, o convite é fazer um trajeto repleto de montanhas e toda a natureza patagônica. Com duração de 3 horas e meia, é uma ótima opção para quem não quer acordar tão cedo, nem ficar até tarde nesses roteiros.

Por ser interessante graças à neve, vale lembrar que é um pacote para os meses mais frios, portanto de junho a setembro, quando toda a região está coberta de neve, certo?

  1. Dia completo na neve com trenó

Para as épocas mais frias do ano, uma boa opção de passeio é reservar um dia completo para passear na neve andando de trenó. O passeio inclui ainda uma caminhada com várias paisagens.

Com duração de até 8 horas, o roteiro tem uma pausa para almoço na região. As atividades na neve são diversas e podem variar conforme os gostos do turista em questão. No geral, não faltam boas opções para aproveitar esse dia.

  1. Excursão marítima – Ilha Pingueira pelo Canal Beagle

Mais um tour incrível para quem quer desfrutar o melhor de Ushuaia, este passeio também é uma excursão marítima e passa por vários pontos turísticos como o Canal Beagle, a ilha de Lobos e de Pássaros, além da Ilha Pingueira, impressionante por sua fauna e flora.

No passeio, além de ver uma paisagem incrível e natural, é possível ver inúmeros lobos marinhos dentro de seu habitat permanente. Mais a frente, os pinguins tomam conta da atenção dos turistas em sua ilha. Este passeio é feito de novembro a março, por isso coloque-o em seu roteiro caso planeje viajar nesta época.

  1. Excursão marítima à Estância Harberton

Fora de Ushuaia, depois de um tempo de navegação é possível ter acesso à vida selvagem e natural neste passeio inesquecível. Com muito valor histórico, o passeio também passa pelo Canal Beagle, ilhas dos Pássaros, Lobos e pelo farol. É completo porque permite ao turista ver a colônia dos pinguins além da parada na estância.

O roteiro é longo, tem duração de cerca de 8 horas, por isso é necessário reservar um dia todo para este passeio que funciona de novembro a março. Sendo assim, verifique a disponibilidade a fim de encaixar aos dias em que você estará em Ushuaia.

  1. Experiência andina

Que tal viver uma experiência andina completa em um dos seus roteiros?  Ideal para os meses de junho a setembro, durando meio dia, o roteiro inclui trekking, moto ski e trenó.

O passeio consiste em cruzar bosques e vales tal como os próprios andinos. Depois disso, os visitantes têm um tempo livre para explorarem por si só a região, seja para tirar fotos ou observar a paisagem local.

  1. Lago Escondido e Fagnano

Os lagos são fortes atrativos da região patagônica da Argentina e por isso muitos dos roteiros incluem visitas a eles. Cristalinos e formando as mais belas paisagens de todos os tempos, vale a pena reservar um tempo para este tipo de passeio.

O passeio dura em média de 6 a 7 horas e pode ser feito em qualquer época do ano. Os lagos Escondido e Fagnano são belíssimos e nos meses mais frios podem congelar, o que torna o roteiro ainda mais interessante para muitos turistas. O trajeto de ir e vir também tem uma beleza natural que torna todo o passeio mais agradável.

  1. Lagos off Road

Para os amantes dos veículos 4×4 essa é uma opção ainda mais interessante. Quer forma melhor de conhecer toda a Ushuaia do que através de carros que por si só já esbanjam adrenalina e aventura? Especialmente adaptados para o roteiro, essa excursão vale a pena!

Com os veículos 4×4 é possível cruzar os bosques e alguns lagos de um jeito único, repleto de aventura e que não agride a beleza local. Para aproveitar a excursão, que dura de 7 até 8 horas durante o ano todo, a dica é vestir roupas confortáveis para aproveitar bem o trajeto.       

  1. Navegação pelo Canal Beagle

Você gosta de navegar? E por que não navegar conhecendo, desbravando, um novo destino?  Um dos roteiros mais tradicionais de se fazer em Ushuaia, não deixe de reservar seu lugar a bordo para um passeio com duração média de 2 horas e meia, seja pela manhã ou pela tarde.

O roteiro inclui a passagem pelo Canal Beagle e também pela Isla de Lobos e de los Pájaros.

  1. Nieve e fuego

Roteiro para a noite, disponível para os meses de junho a setembro, é uma oportunidade de explorar a gastronomia local. Esta excursão noturna tem muita neve e fogo. Para aqueles que já fizeram o tour, é uma experiência marcante, é claro.

Com tudo incluso, o jantar na montanha se torna ainda mais atraente graças ao local rústico.

  1. Parque Nacional Tierra del Fuego

Um dos melhores parques argentinos, conhecer o parque Nacional Tierra Fuego durante a estadia em Ushuaia é uma parada obrigatória. Roteiro de meio dia, é uma excelente oportunidade para quem gosta de conhecer ecossistemas, o da Patagônia é diferenciado.

Todo o caminho percorrido é uma verdadeira paisagem, até mesmo antes de chegar ao parque. Isso porque pela estrada é possível contornar lagos e ver as montanhas que estão na região. Alguns dos pontos turísticos percorridos neste passeio: Baía Ensenada, Lago Roca e Canal Beagle.

  1. Parque Nacional Tierra Fuego com tren Fin Del Mundo

Passeio opcional para quem deseja conhecer o Parque Nacional, o trem é uma atração a mais para os turistas explorarem a região e as belezas naturais, porém de uma forma diferenciada.

Os trens eram utilizados pelos presos a cerca de 100 anos atrás e hoje é uma forma interessantíssima de explorar todo o parque sem, contudo, ficar cansado, não é mesmo? O passeio também dura meio dia e pode ser feito pelas manhãs ou tardes conforme o gosto do turista!

  1. Parque Nacional, trekking y canoas

Para aqueles que procuram uma integração ainda maior com a natureza, ou seja, querem mais do que simplesmente observar o ambiente, o passeio para o Parque Nacional com trekking e canoas é a pedida certa, com caminhada e canoagem para integrar mais ao local.

O roteiro costuma ficar suspenso durante o mês de junho por ser o mês mais frio e porque as águas podem vir a congelar. No geral, nas demais épocas é possível fazer o passeio que é um dia completo, com duração geralmente das 9h até as 16h30.

  1. Sight seeing Clássico Ushuaia

Você gosta de conhecer a história e a cultura local quando vai visitar uma nova região, cidade ou país? Pois bem, se sua resposta foi sim, com certeza este é um passeio que não pode ficar de fora da sua lista de roteiros durante a estadia em Ushuaia.

Contando ainda com todas as belezas naturais da montanha, vários bosques e lagos, este é o passeio ideal para conhecer absolutamente tudo o que Ushuaia tem a oferecer: comércio local, restaurantes ou mirantes. Há ainda opções para conhecer os museus e as igrejas, construções que são imponentes.

  1. Trilha à Lagoa Esmeralda

Uma das lagoas de Ushuaia que também vale muito a pena reservar um dia para conhecer, dependendo do que você prefere conferir em sua estadia na região, é o Lago Esmeralda. Lugar maravilhoso, com uma beleza natural incrível e que está bem próximo à cidade, a dica é fazer uma trilha para conhecer essa lagoa argentina.

O passeio costuma acontecer de novembro a fevereiro e o horário pode variar, por isso é interessante sempre consultar uma agência de turismo local para fechar os melhores pacotes. Pode ser um roteiro para a manhã ou ainda para a parte da tarde, a depender do gosto.

  1. Trilha ao Glaciar Vincigueira

Já pensou em entrar em uma caverna de gelo? Este é o convite para os turistas que chegam a Ushuaia! Para tanto, é necessário investir no roteiro de trilha Glaciar Vincigueira! Um dos passeios mais emocionantes e inesquecíveis com certeza, reserve um dia completo para esta trilha que pode ser feita de novembro a março.

Uma observação importante é que a trilha só pode ser feita por maiores de 12 anos e também é necessário que as pessoas estejam com um bom estado físico, já que o percurso exige este preparo. Outra dica é escolher roupas bem confortáveis para que durante o trajeto você não se sinta mal, certo? Conforto é tudo!

  1. Voo de helicóptero Lagoa Esmeralda

Se você não quis conhecer a Lagoa Esmeralda na primeira opção apresentada, a oportunidade agora é ver esta maravilhosa vista do alto, em um voo que deve ter no mínimo 2 e no máximo 3 pessoas e que dura em média 15 minutos para conhecer este ponto turístico.

A excursão pode acontecer em qualquer época do ano, entretanto, é necessário que as condições climáticas estejam favoráveis para isso. O trajeto para ir e vir até o local do pouso acrescenta mais 1 hora ao passeio, por isso reserve um período, manhã ou tarde, para fazê-lo.

  1. Voo de helicóptero sobre as Cordilheiras de Los Andes

Sem dúvida alguma este é um voo inesquecível que deve ser feito por todos que gostam deste tipo de passeio. Ver a Cordilheira dos Andes do alto é uma das melhores recordações de uma viagem a Ushuaia. Além disso, o helicóptero pousa nas Cordilheiras. Durante esta parada os turistas podem aproveitar para fazer fotos, por exemplo.

Ao todo, o percurso dura em torno de 30 minutos, fora o tempo do trajeto para ir e vir do ponto em que o helicóptero levanta voo. Este passeio pode ser feito durante todo o ano, porém é necessário reparar no tempo, já que as condições climáticas influenciam muito.

  1. Voo de helicóptero Ushuaia

Por fim, depois de tantas opções de voo, vale destacar mais uma: um voo por cima da cidade de Ushuaia. Tudo o que você não viu nas outras opções de passeios, com certeza poderá ver neste roteiro, mesmo que por pouco tempo já que o voo dura em torno de 7 minutos.

Você pode fazer este voo em qualquer época do ano, sendo que em todas elas terá uma vista extremamente agradável da região. Vale a pena especialmente se você não tiver feito os demais passeios citados antes.

Como você acompanhou, existe uma grande quantidade de lugares para conhecer em Ushuaia. Através dos passeios e roteiros, é válido explorar ainda mais o destino, portanto não deixe de fazer sua programação com uma boa agência, certo?