Tudo que você precisa saber sobre Calafate

SERVICE OVERVIEW

CALAFATE

Você já ouviu falar em Calafate? Cidade que está no extremo da Argentina, quase 3 mil quilômetros de distância da Capital Buenos Aires, o pequeno povoado é acolhedor e muito visitado ano após ano graças às suas belezas naturais e gélidas.

Sendo seu ponto forte os roteiros que incluem as visitas ao gelo, é uma alternativa para os amantes das paisagens brancas que não querem ir para tão longe, excelente destino para os brasileiros além de outros turistas que chegam de toda a América do Sul e demais países.

Quer conhecer mais detalhes sobre esse destino incrível dentro das belezas Argentinas? Leia!

Um pouco sobre Calafate     

El Calafate surgiu por volta do século XX como uma parada para as cargas de lã, nada mais do que isso. Oficialmente fundada em 1927, quando o povoamento da região ganhou força, foi mais tarde, apenas em 1943, que as construções dos parques nacionais fizeram com que a área se tornasse conhecida, pouco a pouco uma região turística dentro da Argentina.

Os moradores foram chegando conforme o povoado foi crescendo. Os primeiros restaurantes e cinemas foram abertos e o desenvolvimento ganhou uma velocidade mais rápida graças à velocidade com que os turistas começaram a chegar também à área.

Os poucos mais de 20 mil habitantes de Calafate proporcionam ótimas experiências de estadia a todos que chegam para visitar os icebergs e geleiras. O leito do lago congelado bem como os paredões fizeram com que Calafate ganhasse espaço nas agências de turismo.

Calafate Clima

Cidade fria e que é atrativa justamente devido às suas baixas temperaturas, Calafate pode ser visitada em qualquer época do ano apesar de os meses de pico serem também aqueles mais frios, ou seja, de junho a setembro.

Para quem não gosta do frio extremo, de outubro a abril as temperaturas são mais agradáveis e por isso as visitas também são recorrentemente procuradas. É necessário apenas observar que alguns dos passeios em Calafate podem sofrer variação conforme a época do ano. Repare se os escolhidos por você estão disponíveis na época em que pretende visitar a região.

Curiosidades sobre Calafate

Paraíso gelado, este é o sinônimo para Calafate, a região fria da Argentina que, apesar de ser pequena, atraí muitos turistas todos os anos. Perfeita para caminhadas no gelo e navegação em pequenos barcos, a região pode ser uma ótima alternativa para casais que querem passar um tempo a sós ou para aventureiros de plantão.

A cidade depende quase que exclusivamente do turismo, motivo que faz com que todos os que visitantes se sintam muito bem atendidos em todos os lugares e por todos os tipos de serviço, como hotelaria, restaurantes, entre outros mais.

Para ir até a cidade é fundamental colocar muita roupa de frio na mala. Além disso, as lareiras e climatizadores quentes sempre são muito bem-vindos nos quartos, não é mesmo? Para conhecer bem Calafate, o ideal é passar ao menos uma semana, se bem que três dias já podem ser suficientes para que você fique com o gostinho de quero mais.

Calafate: O que fazer neste destino?

Cidade pequena, Calafate tem de tudo um pouco se tratando de opções de divertimento. Entretanto, vale dizer que o forte mesmo da região são os passeios ao ar livre, especialmente nas geleiras. As saídas para navegação são o que os turistas mais amam experimentar.

Calafate: Opções de pacote

O que tem para fazer durante sua estadia em Calafate? Se você está em dúvida sobre isso, fique sabendo que o destino é repleto de opções, especialmente boas alternativas para quem gosta de aventura. Veja a seguir quais são os pacotes mais procurados:

  1. Balcon de el Calafate 4×4

Atravessar as mais belas paisagens de Calafate em uma 4×4 com certeza é uma ótima opção para conhecer a região e se divertir. O passeio tem duração de meio dia e pode ser feito entre os meses de setembro a maio. No roteiro é possível observar a oportunidade de ver de perto formações geológicas interessantes.

  1. Big ice Glaciar Perito Moreno

O gran hielo é outro dos mais importantes pontos turísticos de Calafate, por isso um pacote muito procurado na região. O passeio começa no porto “Bajo de las sombras”. É necessário tomar uma embarcação para dar continuidade. Com uma caminhada que exige bastante do corpo, a dica é estar com o físico em dia antes de fazer este roteiro.

  1. Bosque petrificado La Leona

Cruzando vários rios argentinos, o passeio para o bosque petrificado La Leona está disponível para os visitantes que chegam entre os meses de outubro a abril e é indicado reservar um dia todo para este pacote.  O tour tem em torno de 3 horas e é necessário disposição física.

  1. Caminata sobre el hielo

Você quer brincar na neve? Frase que ficou famosa graças ao filme infantil Frozen, é um bom resumo deste pacote em Calafate já que o convite é para que você faça essa excursão. Além disso, os turistas também podem desfrutar de uma navegação pela região com belíssimas vistas e paisagens. O passeio pode ser feito entre agosto e maio.

  1. Chalten outono e inverno

Para os meses frios do ano, um passeio que faz sucesso em Calafate é ir até o Chalten, cruzando o rio Santa Cruz. Durando um dia todo, já que a saída para o passeio é pela manhã e o retorno apenas a noite, no roteiro está incluso a visita até o Centro de la Interpretación de Parques Nacionales. Além disso, existem várias outras atividades.

  1. Chalten verano

Pequena vila turística que está a cerca de 2 horas e trinta minutos de distância de Calafate, esta é mais uma opção atrativa para os turistas que chegam à região. Com várias opções de esporte ao ar livre, bem como outras atividades na montanha, o passeio dura o dia todo, das 7 às 20 horas, e funciona entre os meses de setembro a março.

  1. City tour com Walichu

Calafate não é uma metrópole como Buenos Aires ou Bariloche, mas ainda assim recebe muitos turistas anualmente graças a seu charme e suas excelentes opções de roteiros na região. Neste pacote, além de conhecer a cidade, os visitantes podem conhecer o sítio arqueológico de Punta Walichu. Disponível o ano todo, o passeio leva meio dia.

  1. Estancia 25 de mayo

Um passeio com degustação de vinhos, comidas deliciosas e muito contato com a vida campestre, isso é o que espera o turista durante o pacote para a Estancia 25 de mayo. O roteiro pode ser feito entre os meses de outubro e abril e dura de 5 a 6 horas.

  1. Estancia Cristina

Aos pés da montanha, a Estancia Cristina com certeza é um lugar que arranca suspiros dos visitantes que fazem com que sua fama seja perpetuada. Funcionando de outubro a abril, o passeio dura um dia inteiro e é repleto de cultura, paisagem, especialmente da Cordilheira dos Andes.

  1. Estancia Nibepo Aike

Oportunidade para quem deseja conhecer a vida cultural e rural daqueles que vivem na região patagônica, a visita é perfeita por se passar em um lugar histórico. O passeio pode ser feito entre os meses de outubro a maio e dura em média metade do dia.

  1. Experiências glaciares gourmet

Ver de perto as mais bonitas paisagens naturais e ainda ter conforto e elegância durante todo o passeio é um dos pedidos entregues neste pacote. Em operação o ano todo, para viver essa experiência é necessário reservar um dia todo já que a navegação passa por vários pontos, como o lago argentino e as muralhas de 50 metros de altura de puro gelo.

  1. Glaciar Perito Moreno Pasarelas

Em operação durante todo o ano e sendo necessário reservar um dia todo para este roteiro, o passeio tem muitas maravilhas que rendem as mais belas paisagens tanto para as fotos quanto para as recordações. Ao todo, o trajeto tem cerca de 80 km e passa pelo lago argentino, além de outros pontos mais como parques nacionais.

  1. Glaciar sur aventura

Podendo ser feito em qualquer época do ano, o passeio tem trajetos feitos com trekking e também navegação. A paisagem, praticamente inexplorada, é um dos pontos mais altos do passeio, que tem muita adrenalina e diversão inclusa também. Em média, o roteiro dura 11 horas, por isso reserve um dia todo para este passeio.

  1. Glaciar sur pioneiros

Os lugares mais escondidos e bonitos de Calafate estão em um passeio chamado Glaciar sur pioneiros. Com opções de trekkings, o ideal é que os participantes desta excursão tenham de 14 a 60 anos, além de uma boa aptidão física para aguentar todas as aventuras. Com duração de 10 horas de passeio, o roteiro pode ser feito de outubro a maio.

  1. Glaciares, lagos y pasarelas

De outubro a abril uma das excursões mais procuradas em Calafate é para observar as geleiras no Parque Nacional e nas pontes de Perito Moreno. O passeio dura um dia todo já que os turistas saem logo pela manhã rumo a esta região e regressam apenas depois do almoço.

  1. La Riviera del lago 4×4

Mais uma opção de pacote 4×4 em Calafate, o trajeto tem seus obstáculos naturais e funciona de maio a setembro, durando em média 3 horas e trinta minutos. Nos meses mais frios do ano a aventura fica por conta das descidas pelo gelo.

  1. Nativo experience

Uma experiência única para quem procura o que fazer em Calafate, este pacote é perfeito por permitir uma proximidade real com a Patagônia. Este roteiro combina itens como boa gastronomia, paisagens belíssimas e até mesmo arqueologia para aqueles que são amantes dessa matéria. Explore o interior das montanhas durante esse tempo como nativo.

  1. Navegação mayo spirit trek

Montanha e navegação em um só passeio, isso é o que o turista encontra neste pacote que dura o dia todo e funciona de outubro a março. O roteiro tem uma parada inclusa para que seja feita uma caminhada interativa. Pelo caminho é possível ver quedas d’água com cerca de 180 metros, além de outras paisagens indescritíveis.

  1. Punta Walichu e Museu Glacial

Os primeiros registros humanos na região estão armazenados no museu glacial, um dos pacotes de passeio para quem chega até Calafate. Pacote ideal para quem gosta de aproveitar as férias para conhecer mais do que pontos turísticos e belas paisagens, o fim do passeio é dentro do centro que estuda o gelo patagônico.

  1. Rios de hielo express

Um dos atrativos responsáveis por levar vários turistas para a região de Calafate são as geleiras, rios de gelo e paisagens todas em branco. Uma das geleiras que você poderá conhecer neste passeio tem nada menos do que 800 quilômetros quadrados, cerca de 4 cidades inteiras de Buenos Aires.

  1. Safari experience

Passeio para meio dia, esta opção reúne o melhor da aventura 4×4 junto com a possibilidade de explorar um safari. Com várias paradas para conhecer a região, além de usar o momento para registrar tudo com fotos, o roteiro funciona sempre entre os meses de novembro e abril.

  1. Torres del paine

Funcionando de novembro a abril, esta é outra boa opção quando se fala em passear por Calafate. Pertencente à Reserva de la Biósfera, o destino recebe excursões vindas de vários lugares, um verdadeiro cenário fotográfico para quem gosta.

  1. Upsala Kayak experience

Por fim, não tem como falar sobre o que fazer em Calafate sem mencionar este pacote de passeio. Funcionando de novembro a abril e durando meio dia, esta é uma experiência única em todo o mundo, portanto, todo turista deve fazê-la, certo? O passeio consiste em muita remada entre as águas frias da região!

Por qual pacote começar? Agora que você sabe o que fazer em Calafate, aproveite para comentar qual será seu primeiro passeio. Troque experiência com outros turistas que já visitaram a região e não perca nenhum ponto turístico durante seus dias por lá!