O ano de 2020 já começou com muitas pessoas planejando aquela viagem especial, seja com a família, com os amigos, ou até mesmo sozinhas.
Mas ao mesmo tempo em que conhecer lugares novos é uma experiência maravilhosa e que pode marcar a sua vida, o desconhecido também é recheado de desafios, ainda mais quando conhecemos muito pouco do local aonde vamos.
Ao viajar, você deve ter consciência de que está em um ambiente diferente, com novas pessoas e, até mesmo, uma nova cultura. Por isso, devemos tomar alguns cuidados para evitar contratempos e eventuais problemas.
Afinal, é aquele famoso ditado “antes prevenir, do que remediar”.
Sendo assim, separamos algumas dicas e segredos para que você tenha uma viagem mais segura e tranquila.
1- Faça o planejamento com antecedência
Sair às pressas é um dos erros mais comuns dos viajantes, e, muitas vezes, a receita certa para o desastre.
Por causa disso, é recomendável que você faça um planejamento com bastante antecedência, com tempo para pesquisar tudo o que diz respeito ao local de destino, bem como itinerários, cultura local, pontos turísticos, etc.
Além disso, um bom planejamento é a chave para você economizar na sua viagem.
Por exemplo, você pode pesquisar quais são os melhores tipos de hospedagem naquele lugar e qual meio de transporte é melhor.
Viajar de avião é bastante confortável, mas vai que durante a sua pesquisa você encontrou uma passagem de ônibus pela metade do preço? No entanto, é importante considerar o tempo de viagem de cada um e ver qual apresenta melhor custo-benefício.
Além disso, é bom verificar as características de cada bairro do seu destino. Pode ser que você encontre um bom hotel, com preço justo, porém o local pode ser afastado, com pouca construção de prédios, estabelecimentos e vias de acesso ao centro.
Ao começar a se planejar para a sua viagem, lembre-se de responder às seguintes perguntas:
- Qual o clima local durante o período da minha viagem?
- Quanto tempo eu pretendo ficar viajando?
- Qual a distância do meu destino da cidade de origem?
- A cidade é segura, principalmente à noite?
- Existe uma vestimenta específica do local?
- O transporte público é eficiente?
Todas essas questões podem ter ajudar a nortear a sua pesquisa e, assim, escolher o melhor destino, época da viagem e, é claro, os detalhes.
2- Tenha um controle do dinheiro
Não é novidade que uma das maiores preocupações é com o dinheiro. Afinal, ninguém quer passar “perrengue” durante uma viagem (principalmente, quando saímos de férias para relaxar).
Por isso, durante a fase de planejamento, faça um controle financeiro. Assim, você pode ter uma ideia de quanto vai precisar gastar e quanto dinheiro tem. Além disso, é uma maneira de economizar.
Por exemplo, você pode encontrar um hotel com automação de iluminação predial por um ótimo preço, ao reservar em um site de viagens, em vez de fechar a diária diretamente com o estabelecimento.
Outra dica é ter sempre uma quantia de dinheiro extra. Se você for roubado ou por acaso perder uma grande quantia, a falta de dinheiro pode fazer com que você tenha que retornar para a sua cidade de origem ou até mesmo cancelar a viagem.
Sendo assim, tenha uma reserva de dinheiro ou então um meio alternativo, como cartão de crédito e cheque, para que você não fique sem nenhum recurso em um local desconhecido.
3- Guarde toda a sua documentação
Os documentos são essenciais para qualquer viagem, ainda mais se você está em uma cidade do exterior.
Por isso, uma recomendação para os viajantes é sempre digitalizar todos os seus documentos mais importantes e enviar as imagens para você mesmo (via e-mail ou salvar na nuvem). Principalmente identidade, passaporte, visto, CPF e carteira de motorista.
Em último caso, se você perder ou esquecer algum documento, tem como provar quem você é e evitar transtornos com as autoridades.
4- Verifique todos os detalhes da sua hospedagem
Sabemos que muitos viajantes não se importam muito com a qualidade do hotel, apenas querem algo mais barato e com boa localização. Mas é importante lembrar que escolher a hospedagem adequada pode ser o fator decisivo para a sua segurança.
Por exemplo, alguns hotéis contam com sistema de proteção e combate a incêndio. Esse é um requisito obrigatório, porém alguns estabelecimentos não estão em conformidade com as legislações.
Dê preferência para acomodações seguras e hospedagens que oferecem o máximo de segurança aos seus hóspedes.
Além disso, outro ponto importante para a garantia de uma hospedagem segura é verificar se o hotel realiza manutenção preventiva e corretiva de elevadores. Imagine só, ficar preso dentro do elevador no meio da sua viagem?
5- Escolha uma acomodação segura
Mais do que analisar os detalhes do hotel, no que diz respeito ao cumprimento das normas de segurança, é preciso observar se as acomodações do local de hospedagem também oferecem tranquilidade aos hóspedes.
Alguns estabelecimentos contam com porteiro remoto, com acesso direto aos quartos. Isso é extremamente vantajoso para os hóspedes que vão receber alguma visita ou conhecem alguém durante a viagem.
Outro ponto importante é verificar se as acomodações são compartilhadas ou individuais.
Alguns viajantes não gostam de dividir espaço com desconhecidos, por isso, o melhor é optar por um quarto com divisória de ambiente.
6- Identifique os seus pertences
Uma boa maneira de não perder objetos pessoais é colocar uma identificação com o nome e o contato do proprietário. Para quem vai viajar fora, é recomendável inclusive escrever o país de origem.
Isso pode evitar que desconhecidos peguem os seus pertences por engano, ou até mesmo ajudar você na hora de procurar por algo perdido.
No caso de crianças, pode ser interessante personalizar os pertences para facilitar a identificação delas. Por exemplo, uma mochila escolar personalizada com nome da criança é muito mais fácil de encontrar que uma bolsa convencional.
Muitas pessoas gostam de personalizar os objetos com cores chamativas, desenhos e colagens. Isso também pode ser interessante, principalmente em bagagens despachadas.
Uma dica que pode te ajudar bastante na hora de personalizar as malas é colar adesivos, que podem ser feitos a partir de impressão adesivo vinil. Além de identificar a bagagem, é uma maneira criativa e de baixo investimento para decoração.
7- Tenha cuidado com a alimentação
Viajar para um lugar desconhecido é um prato cheio para as tentações! Afinal, nos deparamos com culinárias típicas, alimentos diferentes e gostos muito peculiares.
No entanto, é preciso ter atenção ao tipo de comida e quais são os ingredientes usados em cada prato.
Se você for alérgico a pimenta e fizer uma viagem ao México, por exemplo, pode ser que você passe muito mal durante a estadia caso não se atente aos alimentos, uma vez que o México é conhecido por seus pratos apimentados.
Por esse motivo, pergunte quais são os principais ingredientes dos pratos e sempre informe aos restaurantes se você possui alguma condição alérgica.
8- Informe seus amigos e família da sua viagem
Se você vai viajar sozinho, ou até mesmo com um grupo de pessoas, é importante avisar os familiares e amigos de confiança sobre a sua viagem. O ideal é mandar um roteiro para eles, com os itinerários dos passeios, dados da hospedagem e formas de contato.
Assim, caso ocorra alguma coisa com você durante a viagem, outras pessoas têm informações sobre sua localização e podem ajudar em casos de necessidade.
9- Esteja com a carteira de vacinação em dia
Em alguns países, a entrada só é liberada para viajantes que estão devidamente vacinados. É uma forma de conter epidemias já controladas e evitar a disseminação de doenças não muito comuns dentro daquela região.
Além disso, é uma maneira de proteger o próprio viajante de possíveis enfermidades. Por exemplo, na região de Manaus, é comum pedirem vacinas contra febre amarela, pois o local é conhecido pela grande presença de mosquitos.
Para mais informações, o melhor é que você converse com o seu médico antes de embarcar e tome todas as precauções necessárias.
O Portal Consular do Itamaraty também oferece dados importantes sobre a saúde do viajante, com todas as vacinas necessárias para cada região do país.
10- Evite beber demais
Sabemos que uma viagem, ainda mais as de férias, são uma ótima oportunidade para relaxar, curtir a vida, conhecer novas pessoas e se divertir.
Mas, lembre-se: você está em um local totalmente novo, com uma cultura diferente e que não é tão familiar assim.
Por esse motivo, é recomendável que você não exagere no consumo de bebidas alcoólicas, já que isso pode te causar problemas, como a perda de consciência.
Esse conselho vale principalmente para os jovens que frequentam bares, baladas e casas noturnas. Se for beber, tenha moderação. E avise o estabelecimento de hospedagem sobre onde você está indo e nunca dirija sob efeito de bebida alcoólica.
Com essas dicas, fica fácil ter uma viagem segura e incrível, com momentos inesquecíveis!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.