O Obelisco Buenos Aires é o mais famoso monumento da cidade, El Obelisco (O Obelisco) se encontra no centro da capital argentina orgulhosamente erguido como o centro não oficial, símbolo e ponto de encontro desta metrópole.
Desde sua construção em 1936, sofreu uma boa parte de altos e baixos figurativos, mas continua sendo um ponto de referência durável para os argentinos, não deixe de conhecer o Obelisco Buenos Aires.
Pode parecer uma peça de arquitetura bastante simples que grita a ânsia de uma nação em abraçar sua própria virilidade, mas, em uma inspeção mais minuciosa, o Obelisco comunica vários subtextos diferentes.
Foi desenhado por Alberto Prebisch, um célebre arquiteto modernista de Tucuman, de origem alemã, para comemorar o 400º aniversário de Buenos Aires.
Feitos de pedra branca de Córdoba e levantados em apenas 31 dias, os quatro lados do eixo de 60 metros representam momentos decisivos na história de Buenos Aires: a fundação da cidade em 1536, sua segunda e definitiva fundação em 1580, a elevação inaugural da bandeira argentina na cidade em 1812 e a declaração de Buenos Aires como capital do país em 1880.
Mas do que um monumento, Obelisco Buenos Aires é um marco histórico de lutas e conquistas.
Uma cerca circunda a base da estrutura desde 1987, mas você ainda pode se aproximar o suficiente para observar as inscrições na base do monumento que fazem referência a esses eventos importantes.
O Obelisco Buenos Aires durante sua ereção em 1936
Atualmente, cruza duas das ruas mais importantes da cidade, o longo centro de entretenimento de Corrientes, a maior avenida do mundo e a artéria de trânsito, 9 de Julio.
Milhões de passageiros subterrâneos correm sob o Obelisco Buenos Aires todos os dias, já que muitas das linhas de metrô da cidade convergem e se conectam na estação de metrô 9 de Julio, que fica embaixo da Plaza de la Republica, onde fica o monumento.
Ponto de encontro para protesto e celebração
É também o ponto de encontro poderosamente magnético para todos os tipos de reuniões públicas. Sabe-se que congregações religiosas, manifestações políticas, vigílias à luz de velas e concertos realizados no Obelisco atraem milhares de devotos.
Celebrações de sucesso esportivo, como vitórias importantes para a equipe nacional de futebol, geralmente acontecem no estilo pagão antes do poderoso ícone, com muita bebida, dança e alegria geral.
As festividades das comemorações do bicentenário da Argentina em 2011 se concentraram em sua fachada perolada e foram visitadas por milhares de pessoas depois da legalização do casamento gay na Argentina em 2010.
Infelizmente, o público não tem acesso à pequena porta de entrada e aos 206 degraus que levam às quatro janelas no seu auge, o que significa que podemos apenas imaginar a vista espetacular que ele deve oferecer.
Uma tela para o ativismo
Como um emblema gritante da Argentina, o Obelisco Buenos Aires sempre foi usado como uma tela para grupos que desejavam divulgar suas crenças.
Durante a presidência de Isabel Martinez de Peron, na década de 1970, um cartaz ameaçador apareceu na primeira leitura: “Silêncio é saúde”. Aparentemente, essa foi uma simples dica de trânsito, mas muitos a interpretaram como uma mensagem muito mais sinistra, voltada para os críticos do governo.
Vários ataques de graffiti ao longo dos anos culminaram com um grupo de ativistas derramando tinta das janelas superiores na década de 1980, levando ao levantamento da cerca e ao fechamento do público.
Em 2005, o Obelisco foi famoso por cobrir um gigantesco preservativo rosa para comemorar o Dia Mundial da Aids e em 2006 foi transformado em um lápis para homenagear aqueles estudantes que foram sequestrados e assassinados na ‘Noite dos Lápis’ 30 anos antes.
A inauguração oficial do Obelisco em 1936
Geralmente são feitas comparações entre o Obelisco da Argentina e o Monumento a Washington. Egípcios e parisienses, sem dúvida, encontram semelhanças com suas próprias versões anteriores. Há pouca dúvida de que o design de Prebisch foi fortemente influenciado por um ou todos os itens acima, mas para os argentinos, é um ponto discutível.
Sua grande ereção pode ter cerca da metade do tamanho de seu equivalente norte-americano, mas como um homem sábio disse certa vez: “Não é do tamanho da varinha, mas da magia que ela tece”. El Obelisco penetrou nos corações de Povo argentino, e continua sendo o símbolo mais potente da capital do país.
Algumas curiosidades sobre o Obelisco Buenos aires
Você sabia que o Obelisco podia ser visitado por dentro?
Isso mesmo, o belo monumento argentino podia ser visitado, imagine a visão privilegiada de quem teve a sorte de conhecer o seu interior.
Hoje como sabemos o acesso ao seu interior é restrita ao público.
No entanto, infelizmente hoje em dia o acesso ao interior do Obelisco é proibido.
Já tentaram demolir o Obelisco
Quem há de imaginar que já desejaram o fim do Obelisco Buenos Aires, os motivos declarados foram os econômicos e de segurança pública, isso aconteceu no ano de 1939 onde foi sancionada a lei pelo Conselho Deliberativo de Buenos Aires.
Mas graças a Deus a prefeitura vetou a lei, sorte a nossa!
O Obelisco de Buenos Aires no ano de 2005 foi coberto por uma camisinha gigante
O fato aconteceu no ano de 2015 por conta de uma celebração sobre o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.
A camisinha gigante tinha ao todo 67 metros.
Dizem que o Obelisco Buenos Aires esconde uma carta secreta. Será?
Segundo algumas pessoas o arquiteto ao construir o Obelisco escondeu uma carta secreta endereçada a quem a encontrar na demolição.
Como ninguém ainda a encontrou, não se sabe ao certo se é verídica essa história.
Onde está o Obelisco Buenos Aires?
Hoje o Obelisco de Buenos Aires está no centro da Plaza de La República, e nela sempre se realizam festas locais para comemorar campeonatos de futebol, aniversários de alguma comunidade ou até mesmo para receber eventos internacionais como foram as Olimpíadas da Juventude de 2018.
Proximidades do Obelisco
Aprecie a vista panorâmica do lugar, se você gosta de fotografar, pois terá muitas capturas para lembrar da sua viagem por Buenos Aires.
Planeje sua visita para caminhar um pouco ao longo da avenida 9 de julho, em sua rota há arte, esculturas, até mesmo uma réplica das Cataratas do Iguaçu que você pode encontrar.
Também encontrará restaurantes e cafés, tanto fast food, poderá almoçar ou jantar em bistrôs bem conhecidos, visitar livrarias, teatros, pizzarias mais famosas sobre a Avenida Corrientes.
Hotéis perto do Obelisco
Nos arredores do Obelisco, por ser uma área de grande movimento de turistas, existem muitos hotéis perto dele, os mais privilegiados terão este monumento ao despertar.
As vantagens de um alojamento perto do famoso monumento é a acessibilidade do transporte e a facilidade de se deslocar para outros locais turísticos.
Hosteis
- Hostel Suites Florida (400 metros)
- Adventure Hostel (500 metros)
- Lime House (600 mts)
- Hostel Colonia Buenos Aires (700 mts)
- Mil House Hostel Avenida (1000 metros)
Hoteis 3 estrelas
- Exe Hotel Colon (100 metros)
- Globales Repulica (120 metros)
- Ibis Obelisco (400 metros)
- Conte Hotel (400 metros)
- Gran Hotel Argentino (500 metros)
Hoteis 4 estrelas
- Bristol Hotel (200 metros)
- Brodway Hotel & Suítes (200 metros)
- Nh Tango (270 metros)
- Hotel Grand Brizo
- Nh Buenos Aires 9 de Julio (400 metros)
Hoteis 5 estrelas
- Panamericano (220 metros)
- Hotel 725 (550 metros)
- Claridge Hotel (900 metros)
- Hotel Nh Buenos Aires City (1,1km)
Para visitar o Obelisco considere:
Horário de visitação: Todos os dias, 24 horas, ao ar livre.
Preço: Grátis
Endereço: Av. Corrientes, 1051, San Nicolás, Buenos Aires, Argentina.
Como chegar?
• Ônibus: 6, 22, 24, 26, 28, 29, 33, 54, 56, 61, 62, 64, 74, 91, 93, 105, 111, 126, 130, 140, 143, 146, 152, 195
• Metro: nas proximidades do Obelisco, você pode encontrar as linhas:
o Linha “D” – Estação 9 de Julio.
o Linha “C” – Estação Diagonal Norte.
o Linha “B” – Estação Carlos Pellegrini.
Lugares próximos
• Congresso da Nação
• Teatro Colón
• Casa Rosa
• Teatro Gran Rex
Gostou de conhecer um pouco mais a história do Obelisco Buenos Aires, e as curiosidades sobre o monumento? Com os nossos passeios – City Tour Clássico, Premium ou Full Day você pode conhecer o Obelisco e + de 20 pontos turísticos com o nosso e ficar por dentro do que Buenos Aires tem melhor para te oferecer.
Espero que tenha gostado do artigo, nos ajude compartilhando, e qualquer dúvida ou sugestão é só entrar em contato com a gente através dos comentários aqui em baixo, um abraço e até a próxima!
Se você quer saber e viver um pouco mais sobre os principais restaurantes, pizzarias, bares, cafeterias e muito mais, com dicas também de hotéis e passeios, se inscreve em nosso CANAL DO YOUTUBE e não deixe de nos SEGUIR NO INSTAGRAM para acompanhar nossos posts direto de Buenos Aires, e estar sempre atento as novidades e promoções exclusivas para seguidores.