Bairro de San Telmo - Uma parada Obrigatória em Buenos Aires

By in
Bairro de San Telmo - Uma parada Obrigatória em Buenos Aires

Se você está na Argentina, mas especificamente em Buenos Aires, não pode deixar de conhecer o Bairro de San Telmo.

Repleto de história e charme, San Telmo é um dos bairros mais antigos de Buenos Aires.

Lá, você pode ter uma mistura única entre tradição e modernidade, elegância e decadência, o antigo com o novo, contrastes que se casam com harmonia e poesia, como palavras antagônicas tiradas da pena de um poeta.

San_Telmo

Morada de artistas e repleta de atrações interessantes, o boêmio Bairro de San Telmo fica entre o Centro e o Bairro de La Boca, e localiza-se à beira do rio.

Para chegar até o Bairro vindo do centro, custa apenas 12 pesos (ou 5 reais) se você escolher ir de táxi. Ele começa em uma das laterais da Plaza de Mayo e vai até o Parque Lezama, na Calle Brasil.

Neste perímetro de um pouco mais de um quilômetro quadrado podemos respirar um pouco da alma argentina, com o tango tocando nas ruas em meio à casarões antigos do século XIX.

Bairro de San Telmo: Sua História e particularidades!

Inicialmente o bairro era ocupado por trabalhadores portuários e era conhecido com El Alto, por se encontrar em um platô na margem do rio.

A Paroquia de San Pedro Gonzalez Telmo, que acabou dando o nome final ao bairro, foi criada em 1806, mas na época ele ainda se chamava Alto de San Pedro.

Na Calle Defensa muitos comerciantes traziam mercadorias de Riachuelo.

Neste local foi decretada a Independência da Argentina, em 1816. Lá também foi construído o Mercado de San Telmo, em 1860 (o que está lá até hoje data de 1897)

Era um bairro onde muitos aristocratas moravam até 1871, quando uma epidemia de febre amarela afastou a maioria dos moradores, que foram morar mais ao norte.

Quais as principais atrações do Bairro San Telmo

Feira de antiguidades

Parte do circuito turístico da cidade, existe há mais de 40 anos e é ótimo para se comprar presentes.

Acha-se quase tudo nesta feira, que fica sempre lotada. É melhor chegar cedo! Se inicia na Plaza Dorrego e vai até a Casa Rosada;

Mercado de San Telmo

Com uma arquitetura belíssima, este mercado centenário abre todos os dias e lá pode-se experimentar de iguarias da culinária argentina até restaurantes Gourmet.

Plaza Dorrego

Segunda praça mais antiga de Buenos Aires, é um charme! Ótimo para dar uma parada nos muitos cafés que lá se encontram e ver um show de Tango ao ar livre. Simplesmente maravilhoso. Acontece também uma pequena feira aos sábados;

Estátua de Mafalda

Com apenas 80 centímetro de altura,  a estátua em homenagem à engraçadíssima personagem do cartunista Quino também é outro ponto a se conhecer em San Telmo fica na esquina das Calles Chile e Defensa. Ótima para tirar fotos!

Paróquia de San Pedro Telmo

Na Calle Humberto Primo, uma igreja histórica na Argentina e Monumento Histórico Nacional.

Cheia de elementos neo-coloniais, é um dos cartões de visita de San Telmo, assim como a Igreja Ortodoxa Russa, em estilo moscovita, na Calle Brasil. Lindas e imperdíveis.

Museus

San Telmo possui vários museus, como o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires na avenida San Juan e o Museu Nacional da história do Traje, que traz um acervo interessantíssimo de roupas e acessórios utilizados pela sociedade argentina através dos séculos.

Fica na Calle Chile, 832. Também têm o Museu Histórico Nacional e Museu de Arte Comtemporânea.

Quais os melhores locais para comer no Bairro San Telmo

  • Casal de Catalunya – Com Paellas e Parrilada de mariscos imperdíveis. No mesmo prédio também fica o Teatro Margarita Xirgu;
  • La Brigada – Perfeito lugar para comer uma carne à moda Argentina, com uma bodega de vinhos especial no subsolo. Muito bem frequentada, é um dos melhores restaurantes de Buenos Aires;
  • La Petenque – Para quem quer uma cozinha mais tradicional, repleta de pratos franceses, esta é uma grande opção.

Espero que você aproveite sua ida até San Telmo e aproveite tudo que este belo bairro tem para oferecer.

Faça sua reserva e boa viagem!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *