Tudo o que você precisa saber sobre Mendoza

SERVICE OVERVIEW

Conheça tudo sobre Mendoza - Argentina

Sobre Mendoza

Mendoza está entre as províncias mais desenvolvidas do país. Nela se cultiva a azeitona, a uva Malbec e outras variedades, com ótimas propiedades para a elaboração de vinhos tintos. 

A região ao redor da Grande Mendoza é a maior área produtora de vinho da América Latina, e uma das nove Grandes Capitais do Vinho e um destino emergente de enoturismo.

Mendonza província localizada na região de Cuyo, é a parada que permite explorar as centenas de vinícolas e bodegas da região localizadas ao longo da rota do vinho argentino.

Com o mesmo nome está  Mendoza – a Capital. Localizada na parte centro-norte da província, em uma região de contrafortes e altas planícies, no lado leste dos Andes. 

A cidade tem ruas largas e arborizadas, com edifícios em estilo moderno e art déco, e praças menores em torno da Praça da Independência, onde está localizado no subterrâneo o Museu Municipal de Arte Moderna, com exposições de arte moderna e contemporânea.

Mendoza também é uma parada frequente para os escaladores, e para os viajantes de aventura interessados em montanhismo, caminhadas, cavalgadas, rafting e outros esportes. A poucos quilômetros da capital se encontra o Cerro Aconcágua (a montanha mais alta dos hemisférios ocidental e sul).

No inverno, os esquiadores chegam à Mendoza e se dirigem até Las Leñas – situada no interior da Cordilheira dos Andes é uma cidade com um dos mais importantes centros de esqui e snowboard da Argentina. 

  
Área total54 km²
População total (2010)115,041 hab.
Densidade2,1 hab./km²
Altitude746,5 m
Fuso horárioART (UTC-3)
Código postalM5500
Prefixo telefónico0263
SítioWikipédia 

Quando ir a Mendoza

Entre dezembro e fevereiro.

 As parreiras estão cheias de vida — dá pra provar uva do pé!

Dezembro e Janeiro são meses com extremas temperaturas. E o calor pode chegar a 40°C.

Programe a viagem para o fim da estação.Pois no final de fevereiro começa a colheita das uvas brancas, e em meados de março chega a vez das uvas tintas.

É uma época animada em Mendoza, com as vinícolas trabalhando a todo vapor.

No primeiro sábado de março, acontece Festa da Vindima — um evento folclórico — e a cidade fica superlotada. Uma vantagem pra que curte arte e cultura. Mais a desvantagem é que os preços da hotelaria aumentam e fica difícil conseguir vagas nos vinhedos mais importantes.

Entre meados de março e meados de junho.

Combina temperaturas agradáveis com preços melhores de hospedagem, e vagas menos disputadas nas degustações de vinho.

Entre julho e setembro

As temperaturas mínimas chegam perto de 0°C nos meses mais frios do ano, com médias em torno de 10°C.

A melhor oportunidade da estação é combinar vinhos com esqui, com alguns dias de hospedagem na estação de Las Leñas, a 370km do centro de Mendoza.

A desvantagem é encontrar uma paisagem, com os vinhedos sem folhas e sem uvas.

 

Setembro, outubro e novembro fazem de Mendoza um lugar encantador com temperaturas entre 26 e 28 graus.

A chegada da primavera nos vales da Cordilheira dos Andes Mendoza traz uma renovação necessária que embeleza o ambiente com novas cores, sons e aromas.

Assim, os primeiros frutos começam a florescer, e entre eles são ameixas, pêssegos, marmelos e maçãs.

O aparecimento de colibris coincide com a chegada das primeiras flores, e eles ajudam a polinização.

Viajar na primavera até e Mendoza, equivale à baixa-temporada. Escolhida por muitas pessoas que pretendem explorar a província com mais tranquilidade, usufruindo de preços muito mais baixos do que no verão ou inverno.

O que fazer em Mendoza

Mendoza tem muito mais a oferecer que apenas garrafas de maravilhosas safras de vinho Malbec. Ela te da a oportunidade de conhecer várias vinícolas e ver de perto todo o processo de produção do vinho: do plantio à degustação. 

São mais de 1200 as vinícolas, que estão localizadas nas regiões Valle do Uco, Maipú e Lujan de Cuyo. Pelo menos 120 delas estão abertas à visitação. E cada uma tem um charme particular que a tornará única. Os vinhos não estariam completos sem pratos deliciosos. Aliar vinhos de qualidade com refeições espetaculares no almoço ou jantar

A 25 km da capital de Mendoza. Com altitude entre 450 a  750 metros.

Local de nascimento do vinho e azeitonas. Porque era o destino para os europeus, que pretendiam manter uma de suas tradições familiares. 

Graças à tenacidade de seus habitantes e seus privilégios naturais de solo e clima, Maipú, primeira área de vinhos da Argentina, manteve a tradição em sua prole, alcançar o reconhecimento internacional pela excelência dos seus vinhos. 

Na região de Maipú. Recomendamos uma visita ao Museu do Vinho da Bodega La Rural, o Museu Nacional do Vinho e da Colheita, Bodega Giol, entre outros, testemunhado e manter muito do que a história. 

LUJAN DE CUYO

A 30 km da capital de Mendoza.Com altitude entre 650 a 1000 metros

Uma postal de paisagens perfeitas que combinam as suas vinhas com a vista da imponente Codrlhera dos Andes.

Esta região tem adegas famosas em todo o mundo, que encontraram condições ideais de solo e clima, para obter uvas com grande concentração aromática, corpo e sabor. Prove vinhos premium em suas vinícolas de prestígio.

A 90 km da capital de Mendoza.Com altitude entre 1.000 a 1.600 metros, a mais alta de toda região.

Aqui, são os produtores mais famosos. No Valle de Uco, vinhas máximas recordes crescer para mais de 1200 metros acima do nível do mar e de fundo uma cordilheira chamado o Cordon del Plata, sempre altura de neve. O sol brilha 300 dias por ano vigor e noite enrolar pelo fogo, nascido em grande parte dos vinhos argentinos que ganham copos em todo o mundo. O Vale do Uco é muito mais do que uma prova de maratona vinicolas.

Alta Montanha fica a 190 km do centro de Mendoza ao longo da Rota 7 indo para o Chile.

POTRERILLOS (alt. aprox.1000 a 1200 msnm.)

USPALLATA (alt. aprox.1700 a 1900 msnm.)

PENITENTES (alt. aprox.2500 a 2600 msnm.)

PUENTE DEL INCA (alt. aprox.2700 msnm.)

CERRO ACONCAGUA (alt. aprox.2800 a 3000 msnm.)

Sem dúvida é o passeio mais importante de nossa província, com paisagens de montanha por toda parte, lugares repletos de história e as coloridas Cordillera de Los Andes.

Visitamos lugares como Potrerillos, Uspallata, Puente Histórico de Picheuta, Polvaredas, Punta de Vacas, Penitentes, Parque Provincial Aconcagua, Villa Fronteriza de Las Cuevas.

A excursão atravessa a pré-cordilheira, passa pela intrigante Puente del Inca e chega até os Andes, para apreciar o imponente Cerro Aconcágua. O ponto mais alto alcançado no passeio é o Cristo Redentor de Los Andes, a 4.200 metros sobre o nível do mar, e que indica a fronteira com o Chile. Esse pedaço do caminho também é marcado por um capítulo importante da luta da Argentina pela independência.

3200 metros ao cruzar a Cordilheira dos Andes pelo túnel e saber o caminho caracóis CHILE,

Cenário maravilhoso !!

Este circuito faz fronteira com o rio Mendoza, desde o amplo oásis agrícola que circunda a cidade, até a espetacular cordilheira que marca a fronteira entre a Argentina e o Chile.

Percorre vales, prados, riachos, rios, contrafortes e os picos mais altos da Cordilheira dos Andes.

Ao percorrermos o caminho para o Chile, recordamos o feito épico do General San Martín e poderemos compreender em sua verdadeira magnitude esse feito heróico, cruzando com o exército a cordilheira mais alta do continente com o único objetivo de cumprir o sonho de liberdade dos povos.

O nome Cruce de los Andes, evoca o conjunto de manobras realizadas pelo Exército dos Andes em 1817, para cruzar a cordilheira dos Andes da região argentina de Cuyo ao Chile, e enfrentar as tropas monarquistas da Coroa Espanhola.

O Circuito Mendoza-Chile é uma viagem de dois dias com uma noite de hospedagem em Santiago, o que lhe permitirá viver a experiência da Travessia dos Andes.

A travessia da Cordilheira está a  3000 metros, entre as montanhas mais altas do Oeste: Aconcágua, Tupungato, Tolosa e muitos de 6.000 metros acima do nível do mar. Similar a experiencia no Himalaia. Essa beleza magnífica pode ser apreciada sem necessidade de fazer uma grande viagem e passeios de muitos dias.

Aqui você vai apreciá-lo desde o percurso, como se o tocasse com a mão.

Onde se Hospedar em Mendoza

Localização estratégica, ideal para fazer tudo a pé.

A Plaza Independencia se utiliza como referência de boa localização. Nos hotéis do entorno você encontra casas de câmbio, restaurantes, e lojas de vinho, sempre por vias cheias de árvores.

Os preços dos hotéis no Centro de Mendoza costuma ser bem convidativo: dá até para se hospedar em hotéis cinco estrelas pagando bem menos do que em outras capitais sul-americanas.

A área do Centro está sempre movimentada, e o que não falta nas redondezas são bons restaurantes para experimentar.

É a área ideal se você não quiser ficar dependendo muito de carro para se locomover – o que, convenhamos, quase ninguém quer quando o foco da viagem é degustar vinhos.

Dicas de hotéis no Centro de Mendoza

  • Park Hyatt – hotel 5 estrelas, na melhor localização, em frente à Plaza Independencia.
  • Diplamatic Hotel custo-benefício entre hotéis no centro, perto da Plaza Italia
  • Hotel Alexander – Barato, simples e bem avaliado. Opção econômica no centro.
  • Sheraton o único cinco estrelas no miolinho do centro com piscina coberta, aproveitável em qualquer época do ano.
  • Argentino para quem preza por uma boa localização. Em frente à Plaza Independencia, num prédio de dois andares. Tem um café da manhã bom para os padrões argentinos, quartos compactos e atendimento simpático na recepção.
  • San Martín – simples, e a localização nota 10.
  • Villaggio Hotel Boutique – Tem um jardinzinho bem agradável para passar o fim da tarde.
  • Huéntala – está em boa forma e fica a uma quadra da movimentada avenida San Martín.
  • Amérian – Quartos super espaçosos e a bonita vista do terraço. Frente a Praça a Italia. 
  • NH Mendoza Cordillera – Para quem prefere algo mais um mais moderno.Quinta & Suites e Solandes – Para voltar a pé depois de curtir a noite em Mendoza. Ambos em ruas transversais à Arístides Villanueva, a rua do agito.

Na Rua Aristides Villanueva , se concentra o maior número de bares e pubs de Mendoza. E na rua também encontramos bons restaurantes com gastronomia típica local e internacional.

Se desejar um pouco mais de tranquilidade, escolha as ruas paralelas e tenha o melhor dos dois mundos. Além da proximidade com o grandioso Parque General San Martín.

Quer fazer da sua viagem a Mendoza um evento realmente especial. Escolha se hospedar numa vinícola.

Passar o tempo todo no mesmo lugar. Ou você pode dividir a sua estadia e ficar as duas últimas noites fora do centro, como um gran finale.

A dificuldade é a distancia. Pois terá  de contratar um taxi ou remis para se locomover.  

Como viajar a Mendoza

A GOL realiza voos diretos do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para Mendoza. Os aviões partem às quintas e domingos, e o voo tem duração média de três horas.

Depois de 18 meses sem voos por causa da pandemia, a Latam já retomou a sua rota, com voos 3 vezs por semana. A ida acontece 3ª, 6ª e domingo. A volta é no dia seguinte: 4ª, sábado e 2ª.

  • Avião – O vôo entre Buenos Aires e Mendoza leva só 1 hora e 40 minutos.Partindo do aeroporto Aeroparque Jorge Newbery (AEP)ou pelo Aeropuerto Internacional de Ministro Pistarini Ezeiza (EZE) até  o Aeroporto Internacional El Plumerillo –MDZ. O Plumerillo atende toda a região de Cuyo e está a apenas 11 km do centro da cidade de Mendoza. O nome oficial é Aeroporto Internacional Gobernador Francisco Gabrielli, mas é conhecido simplesmente como El Plumerillo. O aeroporto de Mendoza é o quarto mais importante do país. Em dezembro de 2016 reabriu suas portas após sua remodelação 
  • De carro – Via terrestre pelas rotas nacionais 7 e 40 num trajeto de 1049 km.
  • De Ônibus – Também é possível viajar entre Buenos Aires e Mendoza de ônibus: são 14 horas de viagem.

O Terminal de Mendoza, popularmente conhecido como “La Terminal del Sol”, é o mais importante da região de Cuyo. 
As empresas de transporte Buenos Aires até Mendoza são: 

Andesmar (http://www.andesmar.com);

El Rapido (http://www.el-rapido.com.ar);

Sendas (http://www.vytsendas.com.ar);

Flecha Bus (www.flechabus.com.ar);

Cata (http://www.catainternacional.com);

Chavallier (http://www.nuevachevallier.com)

Mendoza está bem mais perto de Santiago do Chile (370 km) do que de Buenos Aires (1.100 km).

  • Voo – A primeira, inteiramente aérea, requer comprar uma passagem multidestinos/várias cidades.
  • Ônibus – É uma viagem longa (7 horas, contando a parada na aduana), mas muito bonita.

As melhores empresas de ônibus para fazer o trajeto Mendoza-Santiago são a CATA Internacional e a Andesmar.

Entre os meses de maio e outubro há risco de nevascas interditarem a estrada. Aconselhamos viajar com tempo. 

Como chegar até o Hotel em Mendoza

O aeroporto de Mendoza fica pertinho do centro da cidade, a 20 minutos de carro.Você pode optar por viajar :

  • De táxi – Opção não recomendada por não oferecer nenhuma segurança ao passageiro.
  • Com Transfer Privativo – Preço fechado e, possivelmente, e de forma segura e confortável. Uma vez contratado o motorista lhe espera no aeroporto com um cartaz. O veículo nao se compartilha com outras pessoas.
  • Transfer Compartilhado – Preço fechado.Uma vez contratado o motorista lhe espera no aeroporto com um cartaz. São Vans que se compartilham com outras pessoas.

Você pode optar por viajar :

  • De táxi – Opção não recomendada por não oferecer nenhuma segurança ao passageiro.
  • Com Transfer Privativo – Preço fechado e, possivelmente, e de forma segura e confortável. Uma vez contratado o motorista lhe espera no aeroporto com um cartaz. O veículo nao se compartilha com outras pessoas.
  • Transfer Compartilhado – Preço fechado.Uma vez contratado o motorista lhe espera no aeroporto com um cartaz. São Vans que se compartilham com outras pessoas.

Como se locomover em Mendoza

A maior parte das bodegas está localizada nas regiões de Maipú, Lujan de Cuyo e Vale do Uco. Chegar a alguma delas requer, no mínimo percorrer 30 km (meia hora de carro).

As vinícolas estão fora do centro da cidade de Mendoza. Um dos problemas é que as bodegas são mal sinalizadas. Muitas vezes nem os motoristas sabem onde fica a vinícola que você procura. 

  • VANTAGENS – O carro o torna mais independente e você pode parar quando quiser. Isto é inegável.
  • Pode ser mais econômico, do que um motorista particular.
  • Compensa o fato de que você terá o carro à disposição também no jantar.
  • DESVANTAGEM – beber e dirigir em uma autoestrada não é muito aconselhável e ė proibido.
  • Se você pretende fazer degustações de vinho. Não vai poder.
  • Desbravar as estradas que levam às vinícolas é tarefa para especialista.
  • Os mapas são indecifráveis.
  • Calcule sempre uma hora a mais do que levaria para chegar ao seu destino, pois é o tempo que você perderá buscando informações, dando voltas em ruas que não existem no GPS e tentando alguma ajuda que faça sentido.

Para evitar ficar horas dando voltas, busque todas as informaçõe

  • VANTAGEM – O motorista conhecem bem a região.
  • Você não perderá tempo procurando os endereços e seu dia renderá muito mais.
  • Você poderá beber o quanto quiser! 

Serviço diferenciado com certeza, com motoristas especializados poderão lhe ajudar e orientar sobre tudo.  

As reservas nas vinícolas também sao feitas pela propia agencia que vc contrata.

“Propinas”, como são chamadas as gorjetas, e são bem-vindas.

  • DESVANTAGEM – mais caro que alugar um carro.

 

Onde Fazer Cambio

Não vale mais a pena fazer câmbio em casas de câmbio oficiais — inclusive nas agências do Banco Nación dos aeroportos. O câmbio oficial é até 50% inferior ao valor do paralelo, que indica o verdadeiro valor da moeda.

O que fazer?

O melhor é levar reais ou dólares.  Normalmente você conseguirá uma cotação mais vantajosa do que nas casas de câmbio convencionais.

Em muitos estabelecimentos também dá para pagar com reais por cotações superiores às das casas de câmbio convencionais.

Se a sua primeira parada for Buenos Aires. Pode aproveitar para fazer o cambio no seu hotel de forma segura com os guias da Agencia Funny Times Travel, que oferecem uma taxa excelente.

Vida Noturna

Se você pretende curtir a noite, sente-se em um dos bares da avenida Arístides Villanueva.

O estilo vai do clássico argentino ao pub irlandês, e o público é, majoritariamente, jovem.

Mendoza oferece alguns cassinos, que prometem fazer a felicidade dos melhores jogadores. Funcionam 24hs.

As ruas do Centro de Mendoza, especialmente na região da Plaza Independencia, permanecem muito movimentadas até depois da meia-noite. É um convite para um longo passeio. 

Fazendo Compras em Mendoza

Apesar de ser cômodo comprar a bebida após um tour por Bodegas. Você pode perder a chance (e o espaço na mala) de levar aquele exemplar de que tanto gostou na última vinícola visitada. 

Mendoza tem algumas lojas de vinho especializadas com milhares de opções.

  • Winery é uma das vinotecas especiais de Mendoza. Lá, os vinhos são organizados pelos tipos das uvas e a escolha é facilitada pela organização e pela disposição das garrafas. Os melhores vinhos ficam nas mesas centrais e são facilmente vistos pelos consumidores. Os preços também são colocados bem à mostra.

Endereço: Chile, 898 – Mendoza. Telefone: +54 261 420 2840
Site: www.winery.com.ar

  • Sol y Vino apresenta enorme variedade para escolha e é elogiada pelo bom atendimento e pelos bons preços. Ao comprar, peça para embalar para que o transporte seja feito com mais segurança. Além dos excelentes vinhos, são vendidos azeites, chocolates, geleias e acessórios para adega.

Endereço: Sarmiento, 664 – Mendoza.
+54 261 425-6005 / www.solyvinomendoza.com/br

Se você adora artesanato, as feiras de artesanato de Mendoza são montadas nas praças do Centro.

A maior feira está  na Plaza Independencia, a principal de Mendoza, de quinta-feira a domingo e feriados, das 10h às 23 h. que reúne cerca de 150 artesãos.

Um dos melhores lugares para comprar autênticos souvenires do lugar , é na A Avenida Las Heras . 

Ela é uma das principais avenidas de Mendoza e.Lá, é possível encontrar roupas de couro, trajes típicos dos Andes, chocolates, lembrancinhas e produtos da culinária regional.

Mais alem de ser o lugar preferido de turistas e locais para curtir a vida noturna. A Avenida Aristides Villanueva é está repleta boutiques e lojas de artigos esportivos.

Que tal dar uma volta em Mendoza a bordo do charmoso “Bondinho de Compras”?  O famoso “tranvia” percorre as quatro avenidas mais importantes da cidade: Avenida Belgrano, Avenida Las Heras, Avenida San Martín e Avenida Cólon. O entorno concentra lojas de couros, vinhos, docerias, cafés, bares e restaurantes, além de muitos hotéis.

Um dos melhores lugares para experimentar a culinária local. O Mercado Central está localizado na Avenida Las Heras, próximo à Plaza Independencia e à Plaza San Martín. Explore e descubra a variedade das lojas de queijos, jamon, embutidos, azeitonas, vinhos, frutas, especiarias, carnes, aves, peixes, verduras, legumes, alfajores, doce de leite, torrones, chocolates e muito mais.

  • Galerias em Mendoza

As tradicionais galerias de compras de Mendoza encontram-se:

1. no Centro :Caracol, Florida, Kolton, Mendoza, Bamac,

2.na Avenida San Martín: Tonsa 

 3. na Rua Buenos AiresPiazza

4. na Rua Lavalle: Independencia

  •  Shoppings 

O Mendoza Plaza Shopping é um shopping moderno na área de Guaymallen, a 10 minutos da Cidade. Conta com 180 lojas e 20 restaurantes, incluindo lojas de departamentos com marcas argentinas  e internacionais.

Funcionamento: todos os dias, das 10h às 22h
Endereço: Avenida Acceso Este, 3280 – Gauymallen, Mendoza, Argentina
Telefone: +54 261 449-0100
Site: www.mendozaplazashopping.com

Os outlets são uma boa opção e o ideal é ir com tempo para garimpar peças boas com descontos.

  • Adidas

Os produtos são atuais e de coleções passadas com bons descontos.

Endereço: Avenida Aristides Villanueva, 430 – Mendoza, Argentina

  • Eva Miller

Roupas de festa com descontos incríveis.

Endereço: Avenida San Martín, 599 – Mendoza, Argentina

  • Outlet ID

Outlet da marca ID Jeans, com jeans que podem ser comprados com descontos de 20 a 50%.

Endereço: Avenida Aristides Villanueva, 334 – Mendoza, Argentina

  • Topper

Outlet da Topper, com excelentes descontos de até 50% em produtos de temporadas anteriores.

Avenida San Martín, 865 – Godoy Cruz, Mendoza, Argentina